terça-feira, 24 de março de 2009

A QUESTÃO INDÍGENA


(índios isolados na Amazónia)

Já tive a oportunidade de escrever sobre a questão indígena na Revista Ranking Social e sobre este tema sempre restam pontos em aberto. O atual sistema de “defesa da cultura indígena através de demarcação de áreas e criação de reservas” é justo para com os silvícolas? Será correto em nome de tal preservação da cultura indígena relegar um Ser Humano e colocá-lo numa reserva?
O índio como qualquer outro ser humano tem direito de integrar-se na sociedade brasileira como um cidadão normal e não pode, por sua origem de nascimento ser separado em reservas. Devemos deixar de ser hipócritas, não podemos pensar que a cultura indígena ficará intacta, oras, a cultura indígena tende a fundir-se com a cultura brasileira, como sempre aconteceu e vem acontecendo, sendo este processo de aculturação, inevitável.
A cultura indígena ao contrário do que se diz não desapareceu, está presente na cultura brasileira através da culinária, língua, danças e comportamento, assim como a maioria dos índios não foi dizimada como se divulga atualmente.
A colonização portuguesa no Brasil provocou uma miscigenação generalizada e se, existia uma sociedade de senhores de engenho de um lado e colonizados do outro, o mesmo não ocorreu na questão na mistura de raças, onde sem o preconceito inerente dos demais europeus, o português deu origem a uma nação onde a cor da pele, tirando raríssimas exceções, pouco importava, com a miscigenação de Indios, Brancos e Negros.
Considerando então nossa formação social e étnica a melhor política em relação ao silvícola e considerá-lo digno de pertencer a nossa sociedade, sem deixá-lo em uma reserva, como se fosse um segregado, ou seja, atuar como os Jesuítas no Brasil fizeram desde o inicio da colonização, trabalhando para fazer do índio um cidadão como qualquer um de nós, educando-o e aculturando cada um deles.

Mentore Conti

Nenhum comentário: