quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CAMPANHAS ELEITORAIS

Um tema importantíssimo veio à tona esta semana, ou seja, o financiamento de campanhas eleitorais por parte de empresas. De fato este tipo de financiamento provoca uma distorção nas administrações de quem recebe estas verbas durante a eleição;
Claro que uma empresa não da este tipo de apoio por ser ter simpatia com a ideologia do candidato, mesmo porque temos que lembrar que o fim da guerra fria acabou com as ideologias que existiam até então e a globalização e neoliberalismo criou um sociedade de mercado que invadiu também a política.
Hoje se uma empresa gasta muito em uma campanha eleitoral, que alias é caríssima, não existindo interesse ideológico, haverá por conseqüência uma demanda pelo dinheiro investido e ai surge o problema.
Se levarmos em conta que a sociedade brasileira sempre teve, desde as capitanias hereditárias em grande parte uma mentalidade do particular se encostar no Estado, veremos que o problema fica ainda maior.
Nos Estados Unidos da America por exemplo temos uma eleição indireta a presidente, para tentar evitar ao Maximo que o interesse econômico manipule a eleição, o que nem sempre se consegue.

No Brasil se realmente se confirmar esta proibição de financiamento de campanhas eleitorais por empresas, poderemos evitar os inúmeros erros e problemas nas obras feitas por administrações publicas.

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