Um tema importantíssimo veio à
tona esta semana, ou seja, o financiamento de campanhas eleitorais por parte de
empresas. De fato este tipo de financiamento provoca uma distorção nas
administrações de quem recebe estas verbas durante a eleição;
Claro que uma empresa não da este
tipo de apoio por ser ter simpatia com a ideologia do candidato, mesmo porque
temos que lembrar que o fim da guerra fria acabou com as ideologias que existiam
até então e a globalização e neoliberalismo criou um sociedade de mercado que
invadiu também a política.
Hoje se uma empresa gasta muito
em uma campanha eleitoral, que alias é caríssima, não existindo interesse
ideológico, haverá por conseqüência uma demanda pelo dinheiro investido e ai
surge o problema.
Se levarmos em conta que a
sociedade brasileira sempre teve, desde as capitanias hereditárias em grande
parte uma mentalidade do particular se encostar no Estado, veremos que o
problema fica ainda maior.
Nos Estados Unidos da America por
exemplo temos uma eleição indireta a presidente, para tentar evitar ao Maximo que
o interesse econômico manipule a eleição, o que nem sempre se consegue.
No Brasil se realmente se
confirmar esta proibição de financiamento de campanhas eleitorais por empresas,
poderemos evitar os inúmeros erros e problemas nas obras feitas por administrações
publicas.
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