quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A IDEOLOGIA DE CHAVEZ

O governo de Hugo Chavez na Venezuela, praticou neste ultimo dia 23 de Janeiro, mais um ato para a consolidação de seu Socialismo Bolivariano, ou seja, o fechamento de seis canais de televisão incluindo a RCTV. Segundo o governo daquele pais, este ato ocorreu porque estas emissoras não cumpriram a legislação de responsabilidade social dos meios de comunicação, ao não transmitirem discursos do Ditador do pais.

Oras senhores, esta desculpa usada pelo governo é apenas um motivo de fachada, como foi a morte do Arquiduque do Império Austro-húngaro Francisco Ferdinando em Sarajevo, (1914) utilizada pelos paises europeus como motivo para deflagrar a 1ª Guerra Mundial e resolver entre outras pendências européias as questões de fronteiras entre alguns paises daquele continente.
No caso de Chavez, para ele pouco interessa o lado social que estas emissoras teriam desrespeitado, como pouco interessa, que o povo daquele pais esteja bem ou não, o que ele deseja e continuar no governo para usufruir do poder e do que ele, oferece.
É significativo ver que em sua fantasia de Grande Ditador, ele criou algo que antes de tudo é uma aberração. O Socialismo Bolivariano.
Simon Bolívar era um caudilho, que promoveu processos de independência na América Espanhola, para que proprietários de terras Criollos (*) pudessem ter domínio político no9s paises que se formariam.
De fato o colonialismo espanhol, tolhia ao filho espanhol nascido na América a possibilidade de governar, ainda que este fosse grande proprietário de terra. Portando Bolívar e outros caudilhos nada tinham de ligação com socialismo.
Portanto, antes de mais nada é necessário muita atenção nestes governantes que pregam melhorias sociais por meio de ideologias de origem marxista, ideologia esta que já deu origem ao Stalinismo e ao Nacional Socialismo de Hitler.

(*) Filhos de espanhois nascidos na América na época colonial

Nenhum comentário: