quinta-feira, 27 de maio de 2010

LEI DA FICHA LIMPA

O Brasil vai contar com mais uma ferramenta para melhorar as eleições, trata-se do projeto de lei que impede pessoas com condenações na justiça de se candidatar. É interessante uma lei como esta, mas não deixa de ser um sinal de que o problema político no país, passa também pela mudança da mentalidade de grande parte de nosso eleitor.
De fato, se no país nosso eleitor fosse mais exigente e soubesse a real importância do voto, não seria necessário esta lei, uma vez que por mais que se candidatassem pessoas com condenação, ou de má índole, estas não seriam eleitas.
Na realidade parte do nosso eleitorado é composta por pessoas corruptas, pois elege sempre alguém que pode lhe prestar um favor pessoal ou a alguém de sua família, e portando, vota com um interesse escuso, ou seja, o de usar o favor alguém que terá um mandato, em seu beneficio próprio.
Outra parte de nosso eleitorado é formada por pessoas, bem retratada pelo teatrólogo Dias Gomes (1922-1999), na novela “O Bem Amado”, com a figura do “Zé do bode”, personagem que quando são aclamava o demagogo Odorico e se bêbado o ofendia. E este é o retrato desta parte do eleitor, que por lei, tendo que votar sóbrio, escolhe sempre o candidato demagogo e corrupto.
Temos ainda uma parte do eleitorado apático, incapaz de entender que o processo eleitoral reflete em sua vida cotidiana, incapaz de se entender como responsável por parte do que é publico. Assim sobra pouco percentual de eleitores capaz de entender o processo eleitoral e de influenciar de alguma forma, fazendo com que nossa situação política permaneça como está há séculos, numa situação dantesca.

Nenhum comentário: