O TSE Tribunal Superior eleitoral, cadastrará eleitores para votação através de voto biométrico, a partir do próximo ano, em varias localidades do pais.
Esta noticia é excelente, mas nos indica que existem alguns pontos nos quais devemos refletir. Uma fraude na maioria das vezes vem sendo cometido no Brasil com o consentimento de parte dos leitores.
Parte dos eleitores tem um comportamento que existe desde o Brasil Colônia. No Brasil Colônia, depois de 30 anos da chegada de Cabral, o governo português, para colonizar o território brasileiro, organizou e implementou as capitanias donatarias.
Era um sistema de governo que dividia o Brasil em varias capitanias e o capitão donatário exercia um poder praticamente pessoal, familiar, mais tendendo a uma forma de administração privada, devendo pagar os impostos e ter obediência ao Rei.
Isto fez com que os habitantes que moravam aqui na colônia, procurassem estar próximos ao capitão donatário para conseguir benefícios e cada habitante que detinha algum poder (a exemplo dos bandeirantes) sempre visava ter um poder para beneficiar-se na vida privada.
Este comportamento foi passando de geração em geração e, infelizmente parte dos nossos eleitores continua votando, sem pensar na função do poder que será exercido pelo eleito.
Para lembrar aqui, um congresso com Senado e Câmara dos deputados, cria leis que regulam o dia a dia de todos. Os códigos e as leis regulam deste do direito de contratar até a formação de unidade familiar e, mitos eleitores sem se atentarem a esta questão acabam querendo trocar o voto, por algum favor do candidato.
Temos tambem os eleitores que não buscam favores, mas votam mal porque não vem utilidade em votar, pois não conhecem as funções do Estado e dos cargos da administração.
Para colaborar com esse problema, os governos depois o fim do período militar, mudou o conteúdo que se ensinava nas escolas e tirou uma matéria fundamental, que era a matéria de OSPB (organização social e politica brasileira), que ensinava exatamente a função de cada cargo do Estado, da estrutura da nação etc.
Uma matéria como esta formaria melhor os eleitores e ajudaria futuros candidatos a se preparar. A mudança desresntta cultura é urgente e necessária para reverter esta situação que temos. (Texto apresentado em Rotativa Sonora Radio Vida Nova Jaboticabal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário