quinta-feira, 18 de julho de 2013

V DE VINGANÇA


 (máscara com o rosto estilizado de guy falks)
O congresso antes deste recesso de julho criou uma pauta de trabalho devido as manifestações que tiveram inicio no pais a partir de junho voltando atrás inclusive na questão dos suplentes

De fato a pressão nas ruas é grande e, houve e há sinais de que no meio das manifestações pacificas por reformas na saúde educação ou outros temas, esteja também o desejo de uma mudança completa na estrutura de poder que temos  e nos governantes atuais.

Em meio as manifestações pacificas é possível ver algumas pessoas com uma mascara branca com um bigode e um cavanhaque pintados na mascara de modo estilizado.

Trata-se da mascara do gibi V de vingança criada pelo ilustrador  David Loyd. Esta mascara é baseada no  conspirador inglês  Guy falks, que em 1605, quis explodir o prédio do parlamento inglês.

Assim, como em todo movimento de massa há um objetivo de mudança, e por este símbolo que aparece, podemos deduzir que se o grito das ruas não for atendido a tendência pode ser querer a mudança completa do poder.

Para quem pensa que a população brasileira não chega a extremos é só verificarmos, as rebeliões nativistas na época do Brasil colônia, a farroupilha no sul do pais, que por uma década a partir de 1835, criou a republica rio-grandense e as revoluções paulistas de 1924 e 1932.

Em 1964 não foi diferente, e depois de greves, passeatas e protestos, advém um golpe de Estado.

O poder não é imune a mudanças, e o fato de termos saído de uma ditadura político militar em 1985, não significa que teremos uma democracia ainda que não se governe direito e ainda que existam governantes irresponsáveis.

Nenhum comentário: