domingo, 1 de novembro de 2009

EUA CONSEGUEM ACORDO EM HONDURAS

O presidente interino de Honduras Roberto Micheletti e o Presidente deposto Manuel Zelaia, compuseram nesta ultima quinta feira um acordo para por fim ao conflito que desde 28 de junho deixava o país em impasse.
Pelo acordo está previsto que a decisão do retorno de Zelaia ao poder caberá ao Congresso Nacional com uma consulta previa ao Supremo Tribunal de Justiça daquele país e que Zelaya não poderá pedir um plebiscito para obter reeleição. O acordo foi obtido com a intervenção da mediação Norte-americana e devido as consultas a serem realizadas, não há um prazo determinado para a volta de Zelaya ao poder, se assim o decidir o Congresso.
Analisado rapidamente a questão, vemos que os EUA, acabaram por mediarem e resolverem a questão, e com isto deixaram o Brasil de lado, já que o governo brasileiro, sonhava, ele, realizar esta mediação.
Outro ponto também é a incerteza dos atos de Zelaya após sua posse, se assim for decidido, pois, poderá ele, com apoio popular forçar a situação e realizar o plebiscito, mesmo tendo assinado que não o faria. Em política todas as tentativas são possíveis, jogando o político, um pouco, com a fortuna, como nos ensina Maquiavel.

Nenhum comentário: