sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O BLECAUTE

O Blecaute que aconteceu neste ultimo dia 10 de Novembro, mostrou a incapacidade do Brasil em gerenciar o sistema elétrico. Tanto é assim que, o contrário do que afirmou o governo nestes últimos dias, o INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, disse que não foi constatado a ocorrência de nenhum raio na região onde iniciou o problema e que pudesse ter causado a queda de energia.
O Governo parece querer jogar a ocorrência do apagão para uma questão de fatalidade, mas não é bem assim, o Brasil tem negligenciado toda a infra-estrutura pública. Esquecendo em alguns setores o aumento populacional, em outros o crescimento de demanda pelo aumento de indústrias e avanço tecnológico, crescimento de demanda esta que implica em ter que aumentar o abastecimento no pais de energia elétrica, combustíveis fosseis etc. Mesmo que a economia não cresça como nos anos da Ditadura Militar (1964-1985), existe um crescimento de demanda que deve ser suprido, ou pelo setor privado, ou dentro de certas medidas pelo setor público.
Inútil a fala do governo quando ele diz que a questão do apagão do ultimo dia 10 esta encerrada, houve prejuízos na industria, 18 unidades da federação foram atingidas e isto não pode ser encerrado com um discursinho de porta de boteco, como querem alguns.
Se o governo assumiu o encargo de governar, governe, não basta dizer que no governo passado também ocorreu apagão, mesmo porque a bem da verdade um governo não é composto só de Poder Executivo e há muito tempo o partido que hoje ocupa o poder Executivo Federal, tem bancada no parlamento, fazendo parte do governo como um todo, há anos.
Portanto se problemas ocorreram no governo passado, que medidas esta bancada que hoje tem o Executivo Federal também, tomou na época? Senhores, lembrem-se que não bastam entrevistas para a solução de um problema é necessário planejamento e ação. O mínimo que se espera de um governo é que ele trabalhe!!

Nenhum comentário: