segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O NEO-POPULISMO

Neste ultimo domingo (15/11/09), Ferreira Gullar em seu artigo no jornal "Folha de São Paulo" caderno "Ilustrada" em seu artigo "Retrocesso à Vista" expõe o risco que corremos diante do neo-populismo que aos poucos vem sendo implantado país. De fato Ferreira Gullar tem razão, o populismo vem sendo a linha adotada por Chavez na Venezuela e o PT no Brasil, e isto é gravíssimo.

O populismo na realidade é uma variante do Fascismo de Benito Mussolini, sistema este que ao contrário do que muitos pensam não está nas mãos e mentalidade de grupos radicais como "Ultras" e "Skinheads", mas sim na mentalidade e estratégia de muitos partidos constitucionalmente formados.
O fascismo, mesmo em sua variante de populismo é uma ideologia que compreende métodos de dominação de massa, com campanhas eleitorais bem feitas, a Exemplo dos "Showmicios" só recentemente proibidos, campanhas institucionais e exacerbação de idéias de patriotismo ou instigação de classes sociais umas contra as outras ou populações de uma raça contra outra.
Um exemplo alarmante disto são os discursos de Lula, que incitam os pobres contra os ricos, o que lembra muito, os discursos de Adolf Hitler, que incitavam os alemães contra os Judeus, aqui mencionando esta questão como mera comparação.
A melhor maneira de se combater este sistema de governo é expor quais foram seus métodos, para que vindo a luz, os artifícios utilizados, a sociedade exclua pelo voto e legalmente, quem quer o poder desta maneira, lembrando para encerrar que o fascismo, entra na política de um país, por eleições e tem uma forma cativante de propagar-se, com atuação sobre todas as formas de arte e adesão, com o tempo de todos os setores de cultura, dos jornais ao cinema, por exemplo.


Nenhum comentário: