sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

O dia 8 de março foi instituído em homenagem a luta pelas mulheres por melhores condições de trabalho nas fabricas no século XIX.
Quanto ao acontecimento do incêndio provocado em uma fabrica, com as operarias dentro, porque elas protestavam por melhorias sociais, não tem uma data historicamente precisa com algumas fontes indicando 8 de março de 1857, outras indicando 8 de março de 1908, ou ainda 25 de março de 1911, data de um incêndio com as mesmas características de punir mulheres que reivindicavam por direitos. (acontecimentos estes que teriam ocorrido sempre em Nova Iorque)
A precisão da data do fato pouco importa, e na realidade a ONU instituiu o dia internacional da mulher, em 1975 no dia 8 de março, como reconhecimento de toda uma luta que elas exerceram e exercem pelo reconhecimento de seus direitos sociais desde a metade do século XIX.
 De fato é uma data importantíssima para um reconhecimento dos direitos das mulheres, reconhecimento que até hoje não foi feito por completo. Muito se fala muito se diz, mas como eu lembro sempre, muitas vezes depois da homenagem as mulheres voltam à sua dupla jornada de trabalho, sem o reconhecimento que merecem.
Apesar de muita luta muitas vezes só se lembra da competência feminina em sociedade quanto à falta mão de obra, como no caso da segunda guerra mundial, onde como soldados na guerra, a falta de mão de obra nas fabricas fez com que se abrisse o mercado de trabalho para as mulheres.
Esta comemoração de amanhã é importante também, para que o papel da mulher seja reconhecido e para que pare ou diminua o numero de crimes passionais contra a mulher cometidos por homens, numero de atos este em crescimento em nossa sociedade.
Ainda passará muito tempo até que a ideia de uma data como esta ajude a conscientizar a sociedade, mas o trabalho em prol deste objetivo deve ser constante

Nenhum comentário: