terça-feira, 18 de março de 2014

UM DOS FATORES DE DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Porque tanta ênfase na questão da Crimeia? Muito provavelmente não sai da cabeça dos políticos europeus e mesmo de muitos que acompanham os fatos, o desenrolar dos acontecimentos que deram origem a primeira guerra mundial.

Na época foi exatamente a intervenção da Rússia em prol da sérvia, na questão do assassinato do arquiduque, do império Austro-húngaro Francisco Ferdinando.
Entre 1905 e 1914, aconteceram vários incidentes diplomáticos, mas o mais grave foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, capital da Bósnia, por um ativista sérvio, Gravilo Princip em 28 de junho de 1914. Provocando uma crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia.

A Sérvia recusou a oferta de colaboração de oficiais austríacos para combater os movimentos subversivos e para investigar o crime. Com isto o Império Austro-húngaro rompe com a servia e, em 28 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia.

A Rússia por causa do pan-islamismo apoiou a Servia e então o sistema de alianças que existia antes da origem a 1ª guerra mundial.

Em 1882 tinha sito formada a Tríplice Aliança (acordo militar entre o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e o Reino de Itália). Um pouco depois deste período forma-se a Tríplice Entente aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo, consolidando acordos anteriores desde 1891.

Com o apoio da Rússia a Servia seus aliados entraram com ela por força do acordo, o mesmo ocorrendo com o império Austro Húngaro. Dando inicio a uma guerra generalizada que terminou em 1918 _ A Primeira Guerra Mundial.


Assim o que se vê hoje na Europa é uma serie de acontecimentos envolvendo a Rússia a Crimeia e a Ucraina (Ucrânia), que por causa das alianças atuais podem levar a outra guerra.

Nenhum comentário: