domingo, 19 de maio de 2013

Um Guia de Como se Perder de Nicolas Guto (livro de poesias)



Eis que me sento novamente na escrivaninha e me deparo com alguns livros de direito, filosofia, história. Nada de estranho para quem é advogado e professor, mas, entre estes livros esta também o livro de poesias “Um guia de Como se Perder” do Ribeiraopretano, não sei se de nascimento ou por adoção, Nicolas Guto.
Há cerca de quinze dias tive o prazer de conhecer Nicolas, antes de sua participação na feira do livro de 2013, ali em Ribeirão. Um poeta alegre, a rir entre os amigos e tive a oportunidade de adquirir seu livro.
De fato um poeta é a alma de um povo, e traduz em versos os sentimentos do dia a dia, com mais precisão  que a noticia de jornal, com mais sentimento que a propaganda produzida no dia-a-dia de uma cidade.
O jornal retrata o momento, com a falta de sutileza da pressa inerente ao jornalismo, a propaganda traz a moda o estilo de uma época, mas é a poesia que traz o sentimento é ela que mostra a essência de um povo.
O poeta traduz em seus versos este sentimento, muitas vezes contido e que deixamos de perceber no tic e tac das horas. No livro “Um guia de Como se Perder” vemos esta tradução do viver em nossos dias em versos como este:

“Quando se esta sozinho na noite a gente canta      
É como dar um grito pedindo socorro
Mas o único som que ecoa é o latido de um assustado
e preso cachorro”

Um livro de poesia sempre deve ser lido, e ainda mais em dias conturbados como temos atualmente, onde não paramos para pensar. O livro é uma produção independente do autor seu facebook é  Guto Nicolas

O livro “Um guia de Como se Perder”  é um livro de poesias que precisa ser lido para entendermos um pouco, ao menos, do sentimento existente em nossos dias.

Nenhum comentário: