sábado, 9 de novembro de 2013

SOBRE AS ALIANÇAS POLITICAS...

No próximo ano teremos as eleições e mais uma vez vemos a formação de alianças e a tão falada luta pela reforma política.
O problema não é novo e tanto da composição para uma reforma política como na composição de uma chapa para as eleições vemos negociações e a pergunta que não sai de nossa mente é: até onde deve ir uma concessão para aliança política e o que não se deve ceder para uma aliança.
Ou melhor reformulando a pergunta: qual o limite para uma aliança política. Agora os holofotes estão sobre Marina Silva e  Eduardo Campos que se coligaram para enfrentar  Dilma Rousseff pelo PT e Aécio Neves pelo PSDB.
Mas a própria  Dilma Rousseff  no PT e Aécio Neves no PSDB ou qualquer outra chapa onde partidos de ideologias diferentes se coliguem, a questão é a mesma: até onde chegar com as alianças e onde não ceder para uma aliança em nome do poder?
Em historia temos um exemplo na guerra dos farrapos. O general Antonio de Souza Netto, que fez a guerra juntamente com Bento Gonçalves, Canabarro e Garibaldi contra o império, enfrentou este problema.
Terminada a guerra separatista que durou de 1835 a 1845, no acordo de paz, o General Netto teve que ceder praticamente em todos os ideais que tinha, quebrando inclusive a promessa que fizera ao lanceiros negros, (grupos de combatentes na Guerra dos Farrapos composto por escravos) de garantir-lhes a liberdade no final da guerra.
Claro que carregaria consigo este peso de não manter a defesa dos ideais que defendera, para fazer o acordo no fim da guerra dos farrapos e a reincorporação da republica Rio Grandense que proclamara anos antes, ao Império Brasileiro.
Netto luta depois na Guerra do Paraguai (1864-1872), morrendo em 1866 e é o exemplo de muitos políticos de todos os partidos que temos hoje, que fazem concessões, e às vezes tem que arcar par sempre com a culpa de ter feito alianças que não queriam por causa de uma governabilidade.

Temos sobre o episodio do General Netto um excelente filme  denominado Netto perde sua alma é filme dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza. Eis ai uma dica de filme pra se ver.

Nenhum comentário: