terça-feira, 5 de novembro de 2013

SOBRE A VIOLÊNCIA DE HOJE

Dentro do tema violência e vendo inúmeros casos de atos de crimes monstruosos, nos vem a pergunta, se estamos vendo seres humanos ou animais praticarem estes atos.
Claro que a resposta é que se trata de seres humanos, mas como pode um ser humano praticar um ato abominável. Há muitos anos a criminologia tem tentado responder isto e de Lombroso a autores modernos encontraremos varias respostas.
Junto com a índole do homem de Neandertal, da qual guardamos os impulsos de violência, e dos problemas mentais que uma  pessoa pode ter e que libera esta índole, temos que lembrar a atitude pós moderna que nossa sociedade tem com relação os grupos sociais e as pessoas.
Cada sociedade tem leis e normas sociais, divididas em mores (normas fundamentais para um individuo e a sociedade, e folkways, normas sociais menos impositivas que os mores, mas importantes para o convívio social, como o saber se portar numa rua, o conversar com as pessoas etc, normas sociais estas que também devem ser levadas em conta no momento da elaboração das leis.
Hoje queremos viver, como se estas normas sociais, mores e folkways, não existissem, como se pudéssemos impor nosso individualismo a todos os demais.
Quando se ensina em sociedade esquecendo estes princípios, acabamos tendo em sociedade pessoas violentas ao extremo, capaz de matar por um reles celular ou por fogo em uma pessoa porque ela não tem mais que trinta reais no bolso.
A droga vem como um acelerador desta violência, e se repararmos bem, parte da sociedade em seu individualismo exagerado não recrimina o entorpecente. Ao invés disto cria até mesmo passeatas para liberação de maconha.
Em uma sociedade que enaltece o ser ágil ao extremo e esperto ao extremo, as drogas que de inicio causam euforia na pessoa, acabam sendo toleradas por parte da sociedade.
Assim temos uma sociedade onde parte das pessoas, inclusive pessoas com notoriedade, quer abolir as normas sociais e não recrimina o uso de substancias que são nocivas a saúde, mas causam agilidade e euforia no individuo.

É por este motivo, que devemos mudar nossa atitude em sociedade e o primeiro passo é sem sombra de duvidas, parar de combater a família e o núcleo familiar, parar de por em duvida a autoridade dos pais em relação aos filhos. 

Nenhum comentário: