quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O ABUSO NO USO DE PANFLETOS NA ELEIÇÃO 2012

Nesta eleição houve sem sombra de duvidas um exagero na panfletagem de papeis de partidos e candidatos. Nesta questão ainda que se diga que a lei permite tal panfletagem, o abuso caracteriza-se como desrespeito para o eleitor e para a cidade.


Como comentado, no Programa Bom Dia Cidade da Radio Vida Nova AM (1210 kHz), por Jorge di Bello e eu, neste dia 8 varias pessoas quase caíram e algumas caíram escorregando em panfletos. Num vídeo que vi da internet alguns comitês estavam limpos de panfletos, enquanto a rua não.

Oras, até quando a observação feita pelo frei Vicente de salvador em 1627 será atual. Na época frei Vicente de salvador anotava que as ruas pontes e o espaço público no Brasil eram mal cuidadas, enquanto o espaço particular não.

De fato, vemos no caso do panfleto eleitoral jogado em frente as seções eleitorais um reflexo da mentalidade de abandono ou descaso com o espaço publico.

O que é mais preocupante nisto é que a indignação é de uma minoria, como se fosse normal e correto agir assim entulhando de panfletos a rua e os locais de votação.

Ah, me dirão algumas pessoas, mas a lei permite. Oras a lei não é a única fonte primaria de direito, junto com a lei, faz parte o bom costume qe dentro dela a moral. Tanto que no ato administrativo que os eleitos agora praticarão um dos componentes de referido ato é a moralidade.

Ah! Mas sempre foi assim! Dirão outras pessoas. Contudo devemos lembrar que isto não é desculpa e deve ser mudado. Pelo que disse a pouco, o bom costume orienta que não se deve usar da lei para sujar a rua.

Este fato não é insignificante, pois como nos diz Santo Tomas de Aquino, o ato segue a intenção, e se o ato se caracterizou em descaso com a população, a intenção de quem praticou o ato de sujar a rua com panfleto, é de ter um descaso com a população.

Esperamos que nas próximas eleições a constatação de descaso ao espaço publico feita por frei Vicente de salvador em 1627, não seja atual.

Um comentário:

Oswaldo Leme. disse...

Jaboticabal ainda está suja e há previsão de chuva para os próximos dias. Será que a vitória isentou o Prefeito de sua obrigação de manter a cidade limpa?

Tem partido cujos membros são de um cinismo fora do comum, fingem ser ambientalistas e desperdiçam papel sujando as ruas. Esse aglomerado de impostores se autodenomina de "Partido Verde".