segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SOBRE A ELEIÇÃO DE 2012 EM JABOTICABAL


Terminada e eleição ontem em Jaboticabal, os eleitores foram pra casa e sobraram na rua apenas os folhetinhos de campanha, que ainda podiam ser vistos, na manhã seguinte a da votação, em algumas esquinas.

Mas ao contrario do que pensa parte de nossos eleitores a política não terminou ontem, com o encerramento das eleições, não, muito pelo contrario ela continua e depende de cada eleitor continuar acompanhando, agora o trabalho dos eleitos.

Temos o péssimo habito de, passado a eleição, esquecer as instituições e o sistema eleitoral, para só voltar a falar no assunto na eleição seguinte. Este péssimo habito faz parte até do cotidiano de alguns partidos que existem no Brasil e em muitos municípios apenas na hora da eleição.

Nesta eleição tivemos uma questão quer merece reflexão. Somente em Jaboticabal tivemos aproximadamente11000 abstenções. Ou seja, um numero expressivo de pessoas que deixaram de votar e que seria o suficiente alterar o resultado.

Falta de civismo? Antes de falarmos em falta de civismo, devemos analisar até que ponto este fato é um protesto por causa de algum erro nosso, na condução política da cidade.

Um sinal, as vezes do esgotamento de um sistema que legalmente é funcional, mas por nossa atitude de só lembrarmos em política na época da eleição, acaba não funcionando.

Por esta atitude nossa de só lembrar dos partidos na época eleitoral, o partido acaba não tendo força para proteger seu candidato eleito no trabalho, ou da Câmara ou do Executivo.

Por este erro nosso o processo de eleição para vereador de alguém, por causa da legenda ou cociente eleitoral, independente de sua votação nominal pequena, perde o sentido, já que este candidato eleito neste sistema com um partido forte formaria uma bancada com força parlamentar.

Assim é fundamental, mudarmos nossa atitude em relação à política se realmente quisermos um sistema representativo que funcione.

Nenhum comentário: