segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A educação das crianças

Falemos hoje de uma questão que há algum tempo parece ter se tornado um hábito de nossas famílias. O hábito de empurrar a educação de nossos filhos e sobrinhos para os outros esquecendo o papel fundamental e básico do núcleo familiar. A família tem como papel fundamental à geração de filhos, contudo alem deste papel fundamental, outros papeis cabem e devem ser exercidos pelo núcleo familiar.
Entre estes papeis devemos lembrar a educação de um individuo que compreende não somente a fase escolar que vai dos 7 aos 25 anos em média, mas antes deste período, ou seja, do nascimento aos sete anos quando o papel educacional cabe a família, pois é nesta família que o individuo aprenderá a falar a se relacionar com outras pessoas a se inserir com a comunidade onde sua família mora etc.
Depois deste período a responsabilidade familiar não é excluída pela presença da educação escolar. Cabe a família paralelamente a escola continuar fiscalizando a formação da criança orientando-as para que, alem da educação escolar elas recebam uma formação sólida que permita ao indivíduo a desenvolver-se em sua plenitude.
Atualmente em nossa sociedade não é bem isto que presenciamos, deixamos a educação das crianças para o governo e esquecemos de nos preocupar com a formação educacional que cabe a família, da orientação cristã que devemos passar para uma sólida formação do individuo.
Neste sentido devemos nos perguntar que indivíduos estamos preparando para o amanha e que país teremos. Não basta darmos a uma criança um videogame, não são suficientes outros tipos de brinquedos.
Devemos como orientação às nossas famílias com relação a educação dos filhos, lembrar Santo Agostinho que com probidade nos ensina em seu livro A Virgindade Consagrada edição Paulinas, 1990 as págs 31 e 32 “por certo, o casamento apresenta seus bens próprios que consistem não só na procriação de filhos, mas também por havê-los gerado honesta, lícita ,casta e socialmente. Uma vez nascidos, os pais educam os filhos com toda a solicitude e empenho”.
Devemos nos preocupar com o que nossas crianças assistem em programas de televisão ou cinema, ver o que realmente existe de mensagens em programas de apresentadores simpáticos e sorridentes, mas que muitas vezes deturpam com o que é apresentado, os valores fundamentais necessários para um indivíduo.
O sistema escolar não é o suficiente para a educação de um individuo, a criança, vivendo em sociedade e em processo de interação social deve ser bem orientada pela família para que mesmo diante de erros que existem na sociedade, ela, criança possa, em seu desenvolvimento fazer as escolhas certas, sempre dentro de um correto comportamento e da orientação ensinada.


MENTORE CONTI

Um comentário:

Anônimo disse...

LINDOS PENSAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE AS CITAÇÕES. MAS REALMENTE É NA BASE FAMILIAR QUE SE CONSTROI UM INDIVIDUO SUFICIENTEMENTE SEGURO DE SI E POR TANTO APTO A ADQUIRIR OS CONHECIMENTOS