sexta-feira, 21 de junho de 2013

A VIOLÊNCIA E O DISCURSO PRESIDENCIAL

A presidente Dilma Rousseff fez, hoje, dia 21/06, um pronunciamento ao pais, dizendo estar ouvindo a voz das ruas, dizendo estar de acordo com as questões levantadas.
Disse ter enviado projetos que visam superar as reivindicações populares e assim por diante. Neste ponto temos que nos ater a analise do que foi dito e em que contexto ela se expressou.
Primeiramente como presidente da nação, não poderia ela usar de outro tom, senão o de tentar apaziguar os ânimos e de dizer que venceremos as dificuldades.
Todos os governantes tem esta linha de discurso e, neste ponto eu gosto de lembrar a posição de Benito Mussolini, no final de seu governo. Com os Americanos prestes a desembarcarem na Itália e a fazerem um acordo com o Rei Italiano, como fez em 9 de setembro de 1943, que destituiu em seguida Mussolini e o fascismo do poder, ele Mussolini, dizia ao povo: Vencer, Vencer, Venceremos!
Assim no caso da Dilma Rousseff ela, presidente do Brasil, com a população na praça, não discursaria de outra maneira. No improviso do discurso, alias ela tentou colocar uma questão polemica que é a contratação de médicos estrangeiros, sem o exame de reconvalidação de diploma como solução para a saúde.
De todo o discurso, no entanto vemos um texto cheio de hipérboles, e com uma estrutura onde palavras genéricas tornam o texto vazio de diretrizes, ou seja, um discurso de palanque para candidatura.
Um ponto importante em qualquer discurso também é a questão da verdade do que é falado em um discurso. Um discurso não é por si só, verdadeiro ou falso, sua falsidade ou veracidade dependerá da sintonia do que é falado com a ação de quem fala.
Assim de nada adianta dizer que se fará isto ou aquilo se na pratica se fica inerte, neste caso a fala é falsa.
Seria importante agora, mais que discurso, uma ação efetiva no sentido de colocar o país no eixo, corrigindo os problemas que temos. Neste ponto o Brasil é um pais de imensas riquezas naturais com clima privilegiado e se tivéssemos um governo com vontade séria de governar já era meio caminho andado.


Nenhum comentário: