quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO



A questão da construção de um terminal de ônibus em frente à catedral de Ribeirão preto SP, é mais uma demonstração de como o país retrocede em todos os setores.
A Catedral e a Praça das Bandeiras, (onde o Município de Ribeirão quer Construir o Terminal) esta tombada desde meados de 2014, mas mesmo diante deste fato pensa-se e um projeto assim.
É realmente lamentável que na contramão de cidades históricas, onde se reduz o trânsito de veículos próximos a prédios históricos, uma cidade do porte de Ribeirão Preto, pense em um projeto deste.
Claro que o maior transito de veículos afeta o prédio da catedral, tanto pela trepidação, mas também pela poluição que provoca. Por estes motivos cidades como Milão na Itália, proibiram o transito em determinadas áreas.
Independente do tombamento a catedral de Ribeirão Preto, é um patrimônio construído no período do café, (período que se inicia no sec. XIX) alias como também é deste período o quadrilátero onde de situa o Teatro D Pedro II e o Pinguim naquela cidade.
A Catedral teve início em 1905 e o teatro D Pedro II foi inaugurado em outubro de 1930, portanto, depois marcos na cidade, a Catedral, construída no auge do período cafeeiro e o teatro já no final do período.
Mas como falar em marcos históricos em cidades que convivem com ruas mal pavimentadas, com falta de estrutura em vários setores? Este é um grande desafio.
Uma nação, como eu falo aos meus alunos é antes mentalidade, uma nação é composta de tradições e sãos estes e outros fatores hoje colocados em segundo plano nos pais, que fariam o progresso que tanto precisamos e queremos.
Uma obra que ameace um patrimônio histórico, põe em risco a tradição a formação de um sentimento de amor ao local onde se vive, o que é danoso à cidade.
Quanto ao projeto de um terminal de ônibus em frente à catedral de Ribeirão preto, eu espero que não seja implementado, para que não se perca também este marco histórico da nossa região. 

Nenhum comentário: