domingo, 18 de janeiro de 2015

HISTÓRIA DO REFRIGERANTE FANTA







O REFRIGERANTE FANTA
A marca de refrigerante Fanta que detém uma linha variada de produtos e pertence a Coca Cola Alemã, foi criada na Alemanha durante o período nazista entre 1941 e 1942.
Naquela época as sanções que Alemanha sofria impedindiam que a Coca-Cola continuasse sendo fabricada e o gerente de produção, então da empresa no país Max Keith, permite a criação de um novo produto na tentativa de evitar o fechamento da fábrica naquele na Alemanha, que então tinha um excelente potencial economico.
 Foi então que nasceu a ideia de criar um refrigerante novo que pudesse ser fabricado com os produtos que estivessem à disposição do país, principalmente tendo em vista a sobra de produtos de outros alimentos, já que era período de guerra e apresar do potencial enconomico, a escassez de alimentos já era sentida na Alemanha de então.
 A ideia era usar desde fibra de maçã resíduo da fabricação da sidra ou até mesmo o soro do leite.
  Na época a indústria da coca cola alemã realizou um concurso para que criar o nome da nova bebida e os funcionários da fábrica alemã sugeriram de início a palavra fantasia em alemão Fantasie. Com o resultado da escolha de Fantasie, surgiu a palavra Fanta, abreviação de Fantasie e esta abreviação do nome foi rapidamente adotada.
A primeira linha, segundo consta, tinha cor amarela e leve sabor de maçã feita de fibra de maçã comprados de uma fábrica de produção de sidra, houve também a adição de soro de leite.
 Aliás esta Alemanha dos anos 40 era a prática que as indústrias trabalhassem assim.  Depois da recessão de 1933 a ideia de trabalhar com produtos reutilizados era muito forte e a Fanta não deixou de seguir essa linha.
 Depois da guerra a marca Fanta foi usada para que a coca cola não perdesse seu registro e em 1955, na fábrica de Nápoles na Itália o refrigerante ganhou o gosto laranja mundialmente conhecido. O mais famoso deles!!
 Em 1958 o produto foi introduzido no Japão com sucesso e foi conquistando o mundo chegando nos Estados Unidos da América neste mesmo ano,
 Foi somente em 1963 de maio que empresa autorizou a criação da companhia de bebidas Fanta como uma divisão da Coca Cola Company.
 Na época a linha era composta pelos sabores laranja, uva, lima limão e gengibre além da versão Light do refrigerante.
 Nos anos 80 a Fanta ganhou novos mercados em Portugal e nos últimos anos também é lançada a Fanta Discovery, com a laranja vermelha chinesa e a laranja mix (laranja com tangerina).
 A Fanta foi introduzida no Brasil em 1964 com o sabor laranja e de lá para cá as demais versões foram lançadas também aqui, às vezes em edições limitadas.

A GARRAFA
A garrafa usada pela TCCEC - The Coca-Cola Export. Corporation - para distribuição de FANTA era uma garrafa de parede reta criada na Alemanha, que exibia uma versão do logotipo também desenvolvida no país. Em 1955, o Sr. Lee Talley, então presidente da TCCEC, solicitou ajuda para o desenvolvimento de um novo desenho de garrafa ao Comitê de Embalagem da The Coca-Cola Company, que por sua vez apresentou um pedido a Raymond Loewy. Ele submeteu entre 25 e 30 desenhos diferentes para a garrafa e também para o logotipo. A garrafa tinha que ter a mesma altura e o mesmo diâmetro da garrafa da Coca-Cola, mas não poderia apresentar qualquer semelhança com esta.
Por isso, nada de curvas. A garrafa era sombreada com pontinhos, cuja finalidade era lhe conferir o aspecto de gelada. Logo após seu lançamento no mercado interno, seguiram-se pequenas mudanças, inclusive a eliminação do pontilhado no gargalo e a remoção do anel horizontal inferior. A garrafa de FANTA foi disponibilizada para todos os fabricantes da empresa em 1960. O primeiro tamanho lançado foi o de 7 onças, surgindo posteriormente outros como 10, 12, e 26 onças.
No decorrer dos anos a garrafa de FANTA, que se tornou um dos principais ícones de reconhecimento da marca, foi sendo modernizada. Depois de utilizar vidro nas cores âmbar e verde, a marca adotou o vidro transparente em seu último design, que ganhou curvas acentuadas.
 Durante a sua trajetória com mercadoria o logotipo da Fanta foi modernizado também. Além da mudança da garrafa ganhando um design arrojado foi criado novo logotipo alinhado com o público adolescente principal alvo da marca.
 Em um rápido exemplo, lembramos que quando a Fanta surgiu na Alemanha o logotipo era em cor preta passando em 55 para cor azul claro e finalmente em 1972 a marca apresentou uma nova identidade visual tipografia de letra mais moderno com pequenas laranjas em cima da letra N.
O refrigerante está presente em 187 países e disponível em 92 sabores diferentes, sendo a terceira marca da The Coca-Cola Company em volume de vendas no mundo e a segunda marca da empresa na filial do Brasil, seu maior mercado consumidor.
Talvez isso explique porque a quantidade de suco natural da bebida aqui seja a maior do mundo (10%). Em alguns países a concentração de suco na bebida é de apenas 2%.
 O consumo diário da bebida é de 130 milhões unidades por dia no mundo inteiro.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa, revistas (BusinessWeek, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia.



Nenhum comentário: