O REFRIGERANTE FANTA
A marca de refrigerante Fanta que detém uma linha variada de
produtos e pertence a Coca Cola Alemã, foi criada na Alemanha durante o período
nazista entre 1941 e 1942.
Naquela época as sanções que Alemanha sofria impedindiam que
a Coca-Cola continuasse sendo fabricada e o gerente de produção, então da
empresa no país Max Keith, permite a criação de um novo produto na tentativa de
evitar o fechamento da fábrica naquele na Alemanha, que então tinha um
excelente potencial economico.
Foi então que nasceu
a ideia de criar um refrigerante novo que pudesse ser fabricado com os produtos
que estivessem à disposição do país, principalmente tendo em vista a sobra de
produtos de outros alimentos, já que era período de guerra e apresar do
potencial enconomico, a escassez de alimentos já era sentida na Alemanha de
então.
A ideia era usar
desde fibra de maçã resíduo da fabricação da sidra ou até mesmo o soro do
leite.
Na época a indústria
da coca cola alemã realizou um concurso para que criar o nome da nova bebida e
os funcionários da fábrica alemã sugeriram de início a palavra fantasia em
alemão Fantasie. Com o resultado da escolha de Fantasie, surgiu a palavra
Fanta, abreviação de Fantasie e esta abreviação do nome foi rapidamente
adotada.
A primeira linha, segundo consta, tinha cor amarela e leve
sabor de maçã feita de fibra de maçã comprados de uma fábrica de produção de
sidra, houve também a adição de soro de leite.
Aliás esta Alemanha
dos anos 40 era a prática que as indústrias trabalhassem assim. Depois da recessão de 1933 a ideia de
trabalhar com produtos reutilizados era muito forte e a Fanta não deixou de
seguir essa linha.
Depois da guerra a
marca Fanta foi usada para que a coca cola não perdesse seu registro e em 1955,
na fábrica de Nápoles na Itália o refrigerante ganhou o gosto laranja
mundialmente conhecido. O mais famoso deles!!
Em 1958 o produto foi
introduzido no Japão com sucesso e foi conquistando o mundo chegando nos
Estados Unidos da América neste mesmo ano,
Foi somente em 1963
de maio que empresa autorizou a criação da companhia de bebidas Fanta como uma
divisão da Coca Cola Company.
Na época a linha era
composta pelos sabores laranja, uva, lima limão e gengibre além da versão Light
do refrigerante.
Nos anos 80 a Fanta
ganhou novos mercados em Portugal e nos últimos anos também é lançada a Fanta
Discovery, com a laranja vermelha chinesa e a laranja mix (laranja com
tangerina).
A Fanta foi
introduzida no Brasil em 1964 com o sabor laranja e de lá para cá as demais
versões foram lançadas também aqui, às vezes em edições limitadas.
A GARRAFA
A garrafa usada pela TCCEC - The Coca-Cola Export.
Corporation - para distribuição de FANTA era uma garrafa de parede reta criada
na Alemanha, que exibia uma versão do logotipo também desenvolvida no país. Em
1955, o Sr. Lee Talley, então presidente da TCCEC, solicitou ajuda para o
desenvolvimento de um novo desenho de garrafa ao Comitê de Embalagem da The
Coca-Cola Company, que por sua vez apresentou um pedido a Raymond Loewy. Ele
submeteu entre 25 e 30 desenhos diferentes para a garrafa e também para o
logotipo. A garrafa tinha que ter a mesma altura e o mesmo diâmetro da garrafa
da Coca-Cola, mas não poderia apresentar qualquer semelhança com esta.
Por isso, nada de curvas. A garrafa era sombreada com
pontinhos, cuja finalidade era lhe conferir o aspecto de gelada. Logo após seu
lançamento no mercado interno, seguiram-se pequenas mudanças, inclusive a
eliminação do pontilhado no gargalo e a remoção do anel horizontal inferior. A
garrafa de FANTA foi disponibilizada para todos os fabricantes da empresa em
1960. O primeiro tamanho lançado foi o de 7 onças, surgindo posteriormente
outros como 10, 12, e 26 onças.
No decorrer dos anos a garrafa de FANTA, que se tornou um
dos principais ícones de reconhecimento da marca, foi sendo modernizada. Depois
de utilizar vidro nas cores âmbar e verde, a marca adotou o vidro transparente
em seu último design, que ganhou curvas acentuadas.
Durante a sua
trajetória com mercadoria o logotipo da Fanta foi modernizado também. Além da
mudança da garrafa ganhando um design arrojado foi criado novo logotipo
alinhado com o público adolescente principal alvo da marca.
Em um rápido exemplo,
lembramos que quando a Fanta surgiu na Alemanha o logotipo era em cor preta
passando em 55 para cor azul claro e finalmente em 1972 a marca apresentou uma
nova identidade visual tipografia de letra mais moderno com pequenas laranjas
em cima da letra N.
O refrigerante está presente em 187 países e disponível em
92 sabores diferentes, sendo a terceira marca da The Coca-Cola Company em
volume de vendas no mundo e a segunda marca da empresa na filial do Brasil, seu
maior mercado consumidor.
Talvez isso explique porque a quantidade de suco natural da
bebida aqui seja a maior do mundo (10%). Em alguns países a concentração de
suco na bebida é de apenas 2%.
O consumo diário da
bebida é de 130 milhões unidades por dia no mundo inteiro.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa, revistas (BusinessWeek, Época Negócios, Embalagem
Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites
especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário