domingo, 11 de janeiro de 2015

TENTATIVA DE CENSURA A MONTEIRO LOBATO



A próxima Ministra da Igualdade Racial Nilda Gomes, foi a autora do parecer do Conselho Nacional de Educação sobre a obra de Monteiro Lobato Caçadas de Pedrinho que definia este livro, como uma obra racista. Em recente decisão Luiz Fux Ministro do Supremo Tribunal Federal rejeitou o mandado de segurança da advocacia racial que pedia a retirada do livro da lista de leitura obrigatória da escola pública.
Na realidade a questão da censura ao livro Caçadas de Pedrinho de monteiro lobato não reside tanto na questão racial, é que muitos leitores não se lembram mais do texto de Monteiro Lobato.
Nesse texto a turma do sítio do pica-pau amarelo fica sabendo da fuga de um rinoceronte de um circo e acaba defendendo o rinoceronte de todo o grupo de pessoas que queria caça-lo.
Neste livro o governo criou o Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte, um ministério que só fazia trapalhadas e durante a narrativa Monteiro Lobato escreve que o governo não passa de um grupo de pessoas que só faz trapalhadas.
 Portanto a ideia de censurar o livro não é porque ele tem cunho racista, mas sim porque o livro mostra que muitas vezes os órgãos do governo brasileiro são órgãos inúteis. Ineficientes cheios de pessoas que não sabem fazer coisa com coisa.
 Este é um livro que todo brasileiro deveria ler antes de votar em uma eleição. Daí a ideia de proibi-lo. Se for realmente lido pelas crianças, futuros eleitores, muitos políticos de hoje não teriam mais voto. Muitos administradores de hoje poderiam ser banidos por eleitores exigentes.
 A ideia da obra infantil de monteiro lobato é fazer um cidadão consciente através da conscientização da criança.
Infelizmente a obra de Monteiro Lobato não é mais divulgada com intensidade hoje em dia. Os conceitos que ele passa através dos livros infantis são os mesmos que ele passava nos livros para os adultos.
Claro que o estilo ácido de Monteiro Lobato faz com que qualquer governo incompetente tenha medo do seu texto e use, a desculpa de preconceito racial um motivo para tolher o livro deste autor das  estantes das livrarias das escolas, ou onde este livro possa causar perigo à incompetência existente.
 ***
“Fazia dois meses que o governo se preocupava seriamente com o caso do rinoceronte fugido havendo organizado o belo Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte com um importante chefe geral de serviço que ganhava três contos por mês é mais doze auxiliares com conto e seiscentos cada afora grande número de datilografas e “encostados”. Essa gente perderia o emprego animal fosse encontrado” (de Caçadas de Pedrinho)




A boneca Emilia, na obra de Monteiro Lobato para alguns críticos é a Voz do próprio autor, qoe diz o que pensa sem temar as consequencias do que fala

Nenhum comentário: