quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O Encouraçado Potemkin


O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida do russo Serguei Eisenstein. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925, o filme parte de um fato histórico de 1905 - rebelião de marinheiros de navio de guerra - para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.
O filme é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de espaço-tempo onde todos os pormenores apresentam um significado a ser apreendido pelo espectador. De forma a transcrever ideias complexas e ideologias profundas, Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Se determinado ideograma significa "telhado" e outro, "esposa", a união dos dois é lida como lar. Desta forma, é o choque entre duas imagens aparentemente díspares que cria o impacto, o sentido a que se quer chegar.
A clássica cena na escadaria de Odessa é a quarta parte do filme. As cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda do Czar. A própria escada já traz, em si, um símbolo da cruel hierárquica social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, cujo carrinho de bebê desce degraus abaixo, é sempre citada como uma das mais famosas da história do cinema.
Eisenstein foi precursor no uso de efeitos especiais, usou contrastes e relações de corte e montagem que ainda hoje servem como base para a realização de filmes experimentais.
Originalmente o filme teve uma partitura especialmente concebida pelo compositor alemão Edmund Meisel, que trabalhou em colaboração com Eisenstein. Com o passar dos anos o filme foi recebendo diversos acompanhamentos musicais, consoante as distribuidoras. Uma das versões mais conhecidas apresenta-o ilustrado pela Sinfonia nº 5 de Dmitri Chostakovitch. Em 2005 o filme ganhou uma versão sonorizada pela dupla britânica Pet Shop Boys em colaboração com a Orquestra Sinfônica de Dresden. Essa versão foi apresentada pela primeira vez ao ar livre na Trafalgar Square, de Londres.
Em uma de suas cenas, o filme The Untouchables (br: Os Intocáveis), de Brian de Palma, de 1987, faz referência à cena da escadaria.
Sinopse[editar | editar código-fonte]
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

DADOS DO POTENKIN


dados do navio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Knyaz Potemkin Tavricheskiy
Couraçado Potemkin (1898 - 1922)
Carreira
Construção Estaleiros de Nikolayev
Lançamento 8 de Outubro de 1898
Patrono 1900 – 1905 Grigori
Alexandrovich Potemkin
1906-1917 São Pantaleão
Período de serviço 1904 - 1920
Estado Desmantelado
Características gerais
Deslocamento 12 500 ton.
Comprimento 115. m
Boca 22.3 m
Calado 8.2 m
Propulsão 22 Caldeiras a carvão
Bellville com dois eixos
Velocidade 16 nós
Tripulação 730 homens

O couraçado Potemkin (em russo: Потëмкин; transl. Patiômkin - nome completo: Князь Потëмкин Таврический; transl. Kniáz' Patiômkin Tavritchéski, literalmente "Príncipe Potemkin de Táurida) foi um navio de guerra da Frota do Mar Negro da Rússia. Foi construído nos estaleiros de Nikolayev em 1898 e entrou ao serviço em 1904. Foi baptizado em homenagem a Grigori Alexandrovich Potemkin, um militar do século XVIII. A construção do navio foi baseada no Couraçado Tri Sviatitelia e numa versão modernizada da classe de Couraçados Peresviet.A couraça foi concebida tendo por base o Couraçado Britânico HMS Majestic. Este navio tornou-se famoso devido à revolta da sua tripulação, que nele ocorreu em Junho de 1905 devido às más condições em que operavam, às implicações da derrota russa na Batalha de Tsushima e em plena Revolução de 1905. Serguei Eisenstein realizaria, em 1925, um filme sobre a revolta, chamado Bronenosets Potyomkin, o qual se tornou num marco da história do cinema. Após a revolta o navio mudou de nome para 'Panteleimon, a partir de São Pantaleão, tendo voltado ao nome original em Fevereiro de 1917. A seguir à Revolução de Outubro, seu nome foi alterado definitivamente para Boretz za Svobodu. Em 1918 foi capturado em Sebastopol pelo Exército alemão, sendo mais tarde recapturado ao Exército branco e entregue em 1919 às forças aliadas, que o fizeram explodir de modo a impedir a sua utilização pelos Bolcheviques. O Couraçado Potemkin seria finalmente desmantelado em 1922.

Nenhum comentário: