terça-feira, 11 de setembro de 2012

CENSURA A MONTEIRO LOBATO

(Monteiro Lobato 18 de abril de 1882, Taubaté (SP) 4 de julho de 1948, ão Paulo (SP)

Nesta terça-feira dia 11/09 em meu comentário diário que faço no jornal Rotativa Sonora da Radio Vida Nova, falei sobre um,a ação de uma ONG junto ao STF que visa proibir, o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato nas Escolas do País. Segundo o Instituto de Advocacia Racial, que ingressou com a ação, existrem no livro citaçoes racistas em relação ao personagem "Tia Nastacia".


É lamentável, ver que Monteiro Lobato, mais uma vez seja censurado, como ocorreu nos anos 30, só que agora em uma democracia e não na Ditadura de Getulio Vargas.

Na realidade tem-se medo das criticas que Lobato faz dos erros de nossa sociedade e de como ele critica ferozmente quem erra. Nesta tarde uma noticia informava que os autores da ação, ou seja, o Instituto de Advocacia Racial, proporá na audiência de conciliação, que a liberação da obra seja condicionada a inclusão de notas de roda-pé explicativas, quando existe no livro menção de que tia Nastácia é negra etc etc.

Também querem a condição de que os professores sejam habilitados para tratar a questão racial, pra que possam utilizar a obra.

Neste ponto eu pergunto: será que esta ONG não esta querendo vender estes serviços para o Ministério da Educação e por isto propôs a ação? Se não há este interesse o caso é de falta de conhecimento dos autores da ação.

Desconhecem entre outras coisas a defesa da cultura brasileira que lobato fez, sendo considerado um pré-modernista. Desconhecem o significado dos personagens infantis em Monteiro Lobato e ainda, deste autor brasileiro, tenham lido mal e porcamente algum resumo de algum livro.

Nenhum comentário: