sábado, 8 de setembro de 2012

CONCURSOS PÚBLICOS

O projeto de lei Orçamentária que chegou ao Senado, para 2013, com previsão de contratação de pessoas para 124.757 vagas, nas varias esferas de governo.


O que me chamou a atenção em uma noticia que saiu, foi a forma de sua veiculação. Em determinado ponto um professor que leciona em escola preparatória para concurso dizia que acredita que o mercado de concursos promete para o próximo ano, não somente pelo total de vagas previstas - 124.757 oportunidades - mas porque a Presidente Dilma vem tomando medidas para acelerar o crescimento, tais como, redução de impostos e aumento do gasto público. “Ao que tudo indica será um ano excelente para o candidato bem preparado”. disse.

“o mercado de Concursos promete” esta frase e esta noticia expressam uma mentalidade que parte da nossa população tem. A de se encostar no Estado a qualquer custo, a ponto de achar que o prestar concursos faz parte de um “mercado”.

Na época das Capitanias hereditárias, havia um governo de nobres e senhores que recebiam autorização real de Portugal, para governarem faixas de terras e nelas implantar um governo. Neste período acabou-se criando todo um grupo de pessoas que procuravam ser próximos ao Capitão Donatário e com esta proximidade entrar na administração local, não para servir ao interesse publico, mas para se arrumarem, pura e simplesmente. É claro que quem quer um serviço publico entra nele por salário, mas não deve ser a único objetivo, o se encostar

É lamentável que mais de 500 anos depois eu veja estampado na internet a mesma mentalidade, que deveria ter sido abolida há anos ou há séculos, e se realmente quisermos mudar algo, temos que acabar com esta e outras formas de pensar que parte da população tem.

Nenhum comentário: