segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LEI DA FICHA LIMPA

O Brasil terá agora uma eleição onde esta em vigor a lei da ficha limpa, lei pela qual políticos ou não se tornam inelegíveis desde que tenham sido condenados por atos contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público e outros atos ainda, enumerados na lei e que por principio, tornem o cidadão uma pessoa sem boa conduta para ocupar um cargo eletivo.

É importantíssima esta lei que altera a legislação que já existia sobre o tema, a lei nº 64/90. Contudo devemos nos perguntar se basta a promulgação de uma lei para se evitar o problema.

A existência e modernização da lei é necessária sim, mas é importantíssimo que o mau político ainda que sem condenação anterior, seja barrado no voto. É o eleitor que em ultima analise deve proibir pessoas de ma índole entrem num cargo publico.

Muitos eleitores não se dão conta da importância do voto e acham que é normal, usá-lo como mercadoria de troca, tentando tirar vantagem. Repete-se ainda infelizmente no pais a atitude da velha republica do café com leite, quando Minas e São Paulo se revezavam no poder federal em uma eleição manipulada pelos fazendeiros (coronéis).

Uma manipulação que virou clientelismo até hoje existente no pais. Se somarmos este velho costume com a idéia de populismo vamos perceber que há muito que fazer para se mudar os erros da política no Brasil.

Nenhum comentário: