sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O SETE DE SETEMBRO

"O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela)

A data 7 de setembro marca o inicio do processo de independência no Brasil, que teve como centro D Pedro I e como patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva.

Claro que um único ato em São Paulo não ia provocar e criar nossa independência, tanto que do dia 7 de setembro quando D Pedro I, junto com José Bonifacio estavam em são Paulo, o trabalho pela independência prosseguiu com a ida de D Pedro a Minas Gerais, e no combate a Confederação do Equador.

A Confederação do Equador foi um movimento dos Estados do Nordeste em resistir ao comando de D Pedro I no processo de independência, movimento que é vencido pelo imperador.

Devemos frisar também a resistência portuguesa na Bahia e a luta, inclusive de populares, chefiados por Maria Quitéria, contra as tropas de Portugal.

Portanto não é apenas uma data cívica, mas um marco no inicio de um processo de independência que teve um momento embrionário em 1808, com a chegada da Família Real aqui no pais, depois durante o processo de independência propriamente dito, o dia 25 de março de 1824, como data de promulgação de uma Constituição ao pais

Por fim no dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança com Portugal, data em que a Metrópole reconhecia a independência do pais.

Os demais detalhes históricos deste momento do Brasil não precisam ser contados aqui, basta percebermos a importância da data de hoje como marco de um processo que forma o pais que temos.

Como escrevi em outras oportunidades e volto a frisar novamente: É urgente que se recoloque nas escolas as matérias de OSPB e Educação Moral e Cívica, espaço importante na grade de ensino para que se tenha as noções básicas de cidadania e se entenda como uma data cívica é importante para um pais.

Nenhum comentário: