segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um Ato de Consciência

O Ser Humano nos surpreende a cada dia e mesmo diante de grandes erros, vemos que existe a opção para o caminho certo. Na primavera Arabe durante a Guerra da Líbia um piloto de Cadaffi surpreendeu a todos.

No meio do conflito, um piloto e um co-piloto se ejetarem do avião pois não concordavam com a ordem que receberam em bombardear a população civil. E em relação a uma atitude devemos pensar.

Na líbia a ordem de Gadaffi então era clara. Bombardear a população que na rua protestava contra a sua permanência no poder, que já durava quarenta anos. Uma ordem excessiva, e injusta, típica de cadaffi que nos anos 80, disse que iria bombardear todos os aeroportos na Europa.

Cadafi, praticava entre 85 e 88 o mesmo tipo de atividade de been ladem, de incentivar e proteger terroristas. Mesmo assim, diante de um tirano como este os militares resistiram e, além de desobedecer a ordem, inutilizaram o avião, provocando a queda do aparelho.

É do conhecimento geral, que principalmente estando um país em estado de guerra, a ordem desobedecida por um sodado é a pena de morte. Mesmo assim vemos que existem pessoas, que preferem se colocar contra a regra geral, devido a injustiça da ordem recebida.

Assim vemos que uma pessoa, ao contrario do que pensamos, mesmo diante de uma situação extrema, pode escolher o caminho certo. Muitos dizem... fiz assim porque não tive escolha.

Aqueles militares que citei sabiam que se fossem capturados, seriam fuzilados, mas diante do erro da ordem, diante da atrocidade de Cadafi, eles preferiram o caminho certo de não bombardear a cidade. Muitos ainda me dirão, para que? Se não evitou que outros aviões bombardeassem a cidade.

Para que? Simplesmente para não cumprir um ato errado, aqueles militares, preferiram agir de acordo com sua consciência, do que de acordo cm Cadaffi. Preferiam agir com consciência, um ato que modernamente anda tão em desuso e fora de moda.

Nenhum comentário: