segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O AUMENTO NO INDICE DE HOMICIDIOS

Em Ribeirão Preto SP os índices de homicídio vêm subindo assustadoramente e neste mês de setembro com 52 ocorrências no ultimo dia 15, a cidade alcançava o numero de homicídios de 2011.


Para o advogado Daniel Rondi, da diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), regional de Ribeirão Preto, os crimes de homicídio e latrocínio têm aumentado na cidade porque o criminoso se sente acima das leis vigentes.


Neste ponto devemos lembrar Dostoievski que em seu romance Crime e Castigo descreve o personagem Rasconicoff. Este personagem resolve matar uma usuraria porque, imaginava ele, estar acima do bem e do mal e que assim ninguém, mesmo descobrindo a autoria do crime jamais o prenderia.


Dostoievski cria seus personagens baseados nos relatórios psiquiátrico de seu pai, psiquiatra, e descreve assim, como ninguém a alma humana.


O que leva o homem a cometer um crime é o objeto da criminologia e, mesmo passados muitos anos Cesar Lombroso, (1858-1909), médico italiano é uma referencia neste trabalho.


Apesar de ter em parte de sua teoria um trabalho sobre a fisionomia e a índole criminosa, parte esta ultrapassada, Cesar Lombroso fala do instinto humano pra a violência que é aflorada quando tem problemas como esquizofrenia e psicose por exemplo.


É um autor cuja obra merece ser estudada ainda, e que livros de psiquiatria moderna seguem a mesma linha.


Nenhum comentário: