terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESUMANOS

Um sorriso que esconde um quadro de abandono, Damaris Felipe dos Santos, uma senhora de 78 anos, apesar de sorrir, vive a 67 anos no Hospital D Pedro II, no Jaçanã, São Paulo. Tinha 11 anos quando chegou vitima de uma paralisia nas pernas.


Ela e mais 2 pacientes estes com síndrome de Dowm, abandonados ainda bebês. Um quadro Dantesco de parte de uma sociedade que perdeu qualquer senso de humanidade, esta é a única definição que encontro.

Ao contrario de mães que, morrem quando algo acontece com seus filhos, é difícil entender como se abandona alguém assim. É difícil imaginar que isto possa existir.

Uma sociedade que se esmera em embelezar vitrines, fazer desfiles de moda em enaltecer a beleza e o vigor da juventude, tudo isto a esconder pessoas que são abandonadas, simplesmente abandonadas como um objeto descartável.

Muitas vezes nos perguntamos, em outros casos, como é possível uma violência tão grande nos dias de hoje, no transito, nas ruas, mas o que esperar de uma sociedade onde encontramos, num hospital como disse acima, 20% de pacientes estão abandonados?

Uma sociedade que se perde em números, que busca tecnologias novas, que se vangloria de chegar na lua e mandar uma nave no planeta Marte, mas não consegue, resolver um problema destes.

O retrato desta senhora que descrevi é o reflexo de uma sociedade que se afasta da Cruz de Cristo, que prefere o hedonismo, ou seja a felicidade a qualquer custo, nem que este custo seja o abandono de uma criança paralitica.

Nem que este custo seja o de algumas mães abandonarem seus filhos. Um reflexo de uma sociedade que esta tratando o relacionamento entre as pessoas, como trata, um objeto de consumo, que ao não servir mais é descartado.

Uma sociedade de pessoas cada vez mais desumanas, pura e simplesmente desumanas.

Nenhum comentário: